top of page

Viva Chile, mierda!!

Já ouvi essa expressão uma pantufada de vezes, mas devo confessar que nunca pensei muito sobre ela e certamente não a entendi até ter chegado ao Chile À partida é uma expressão pouco provável para usar no contexto da celebração do bicentenário deste país, mas é, na verdade, um elogio.


Sendo assim, aqui vai um bocadinho de história.

Há várias linhas de pensamento em relação à origem da expressão, a mais plausível é que parece ter começado durante a Guerra del Pacífico (Guerra do Pacífico entre Chile e Peru, 1879-1884). Aparentemente, os peruanos costumavam gritar “ ¡Viva Peru, Carajo !” ao que os chilenos supostamente responderam: “ ¡Viva Chile, mi hermosa patria !” (o que soa, na minha opinião, um pouco rebuscado e meio totó para soldados e marinheiros em guerra). Então aqui está a parte interessante: a mi hermosa patria ( me air-mo-sa patria ) parece ter sido trocada no meio do caminho, talvez cara a cara com uma baioneta, de me-air-mo-sa para me-air -da ! Viva Chile, mi-heeeeermos - da ! Surpresa ! Temos o ¡ Viva Chile Mierda de hoje! , um grito de guerra, um enfático “Foda-se! Este é o meu país!! Uma expressão de orgulho e determinação, de “trabalhamos muito, conquistamos isso e ninguém, nem mesmo a Mãe Natureza, vai tirar-nos daqui!

Posto isto, bora lá.


Santiago


Há anos que ando a evitar cidades. Consinto, pela inviabilidade dos aeroportos serem em cidades, mas não vejo a hora de me pôr a mexer. No entanto, há excepções. Santiago é uma delas.


Estar encostada à cordilheira dos Andes ajuda muito, mas as 7 milhões de criaturas que a habitam é que fazem a festa.
As ruas fervilham com o trânsito. As praças são um caos: gente em barda de um lado para o outro, vendedores de comida, ambulantes a vender a banha da cobra, putos a jogar à bola, pregadores a gritar pelo fim do mundo seguido da salvação, a guarda civil na ronda, prostitutas a caminho de mais uma volta. Tudo coabita numa tranquilidade estranha que, mais tarde ou mais cedo, acaba por entranhar. Tudo normal. Tudo é Santiago.



out ’22 | Santiago do Chile, Chile

.

.

.

.

@carinapuff @landescape_viagens @vadiagemoutdoors

Комментарии


bottom of page