
WILDSoajo Trail
Uma jornada de montanha pelas terras altas da Serra do Soajo
É uma caminhada de longo curso imersa no imenso maciço granítico, picos com mais de mil metros de altura, florestas de carvalhos centenários e cascatas de águas cristalinas. Esta terra de pastores, dos cavalos Garrano livres, dos lobos selvagens e das tradições seculares da vida na montanha serão o cenário para uma grande aventura.
TREKKING NA SERRA DO SOAJO
PARQUE NACIONAL PENEDA-GERES
– Mochila de autonomia 40/50L
– Saco Cama + Colchonete (referência: 5ºC conforto)
– Roupa impermeável (casaco + botas)
– Frontal ou lanterna
– Fato de banho + toalha
– Bastões de caminhada (altamente recomendável)
– Água (1,5 litros mínimo)
– 4 almoços frios
– Bico + bilha de gás (1 por cada 3 pessoas)
– Kit cozinha (garfo, faca, prato e caneca)
– Kit higiene biodegradável (sabonete, pasta dentes, toalhetes biodegradáveis)
INCLUI
>> 5 dias de caminhada no PN Peneda-Gerês
>> Guia de trekking durante toda a viagem
>> 1 dia com cavalos garranos
>> 1 jantar de gastronomia de montanha
>> 5 pequeno-almoços
>> Seguro de Acidentes Pessoais
EXCLUI
>> Transporte até ao local de encontro
>> Alimentação não especificada
>> Atividades não especificadas
>> Extras pessoais
ALIMENTAÇÃO
Durante o trekking fazemos pausas para almoçar as refeições frias que cada um vai levar. Seguem algumas sugestões: frutos secos, hummus, pão escuro, batata doce, cenouras, abacate, banana, queijo curado, chouriço, chocolate preto, barras energéticas, fruta desidratada, ovos cozidos, manteiga de amendoim, tremoços, azeitonas, etc.
No trilho irás passar por várias aldeias que te darão oportunidade de comprar alimentos e inclusivamente almoçar ou jantar, de maneira a aliviar a tua mochila do peso. Podes encher a garrafa de água nos locais de dormida e nos rios em altitude.
ACAMPAMENTO
Montar a tenda em zonas selvagens não é uma opção, uma vez que a maioria das áreas estão protegidas, mas ao longo do percurso existem opções específicas para pernoitar em segurança, com pontos de água potável próximos.
Caso não tenhas tenda, saco-cama apropriado ou outro equipamento, podes solicitar o aluguer no formulário de inscrição.
DIFICULDADE
Esta viagem está ao alcance de todos os que gostem de caminhar em ambiente de montanha durante vários dias. É previsível cerca de 7 horas de caminhada por dia, a um ritmo confortável e sem pressas. Os trilhos não requerem conhecimento técnico mas, a montanha tem um terreno exigente e, por vezes vai pedir alguma resiliência.
ELECTRICIDADE
No decorrer dos 5 dias de trekking não há electricidade, no poderás encontrar alguns cafés e restaurantes onde poderás pôr à carga. Há boa cobertura de rede telemóvel em quase todo o percurso, por isso pondera levar um power bank. Pode ser uma boa aposta para carregar gadgets.
DIA UM
SOAJO > LOMBADINHA
18.4km | +D 780m | 7 horas
Soajo, terra de bravos pastores
Por trilhos na floresta, deixamos para trás a aldeia de Soajo, em direção ao vale, delimitado por paredes graníticas cobertas por um bosque de carvalhos. A região do Gerês tem um tipo de verde que só existe aqui.
alojamento: tenda
DIA DOIS
LOMBADINHA > PADRÃO
16,5 km | +D 850m | 6,5 horas
Por trilhos medievais
Caminhamos até onde os cavalos selvagens correm livremente e as cabras-monteses reinam nos picos de granito. Agora, mergulhamos verdadeiramente no coração do Parque Nacional do Gerês. Essa criatura temperamental.
alojamento: tenda
DIA TRÊS
PADRÃO > BOSGALINHAS
16,7 km | +D 920m | 7,5 horas
As Terras Altas Onde Vive o Lobo
Estamos no coração da Serra do Soajo, onde a natureza e a tranquilidade da montanha transpiram liberdade. Seguimos os marcos de pedra que indicam o trilho, contornando vacas Cachena e, ao longe, avistamos belas manadas de cavalos Garrano. Os lobos também andam por aqui, mas só eles nos vêem.
alojamento: tenda
DIA QUATRO
BOSGALINHAS > VÁRZEA
19,3 km | +D 410m | 7 horas
Caminhando pela fé, atraídos pelo profano
Subimos ao paraíso pelos antigos trilhos de peregrinação, até às encostas do Peneda. Com sorte, tomamos o melhor banho do dia. Ao longo do dia, seguimos as margens dos rios Peneda e Veiga por entre um bosque de carvalhos, pastagens e campos de inverno, caminhos ancestrais. Onde deveriam viver os elfos.
alojamento: tenda
DIA ZERO
o dia de chegada
O ponto de encontro é na Vila do Soajo. O Diogo vai dar‑te as boas vindas e indicações dos quartos. Depois do briefing da viagem vamos jantar petiscos regionais regado com um bom vinho e conhecer a turma que te vai acompanhar em toda a jornada.
alojamento: tipi (hoje não precisas de montar a tua tenda)
DIA CINCO
VÁRZEA > SOAJO
9,5 km | +D 510m | 4 horas
O bom regresso
Das águas calmas da albufeira de Lindoso, vamos ao encontro ao rio Adrão, selvagem, onde partilhamos hora do banho com trutas, corços, raposas, lontras ou javalis. Com o avançar da tarde, acompanhamos o rio numa floresta de carvalhos, brandas e inverneiras, caminhos ancestrais até à cerveja fresca do Jovem, no Soajo.
Até breve, num trilho perdido por aí.



