top of page

Nepal | À descoberta dos Himalayas

Dos reinos antigos do Vale de Kathmandu,

às vistas majestosas da cordilheira dos Himalaias, caminhamos pelo mítico Santuário dos Annapurnas. Passamos por glaciares impressionantes, cruzamo-nos por mulas que transportam suprimentos para aldeias remotas, ao longo do selvagem rio Modi.

As pastagens e cultivos de montanha fervilham de actividade pelas etnias Brahman e Gurung, bravos povos indígenas dos vales nepaleses.

Mergulhamos em fontes termais naturais e deixamo-nos dormir em aconchegantes casas de chá nas montanhas, recebidos com a hospitalidade dos habitantes locais ao longo da jornada.

Namasté!

Kathmandu

a 1400m do nível do mar, com pouca mais de 1,5 milhões de habitantes, Kathmandu, é um caso sério de diversidade pacífica entre hindus e o budismo. Há uma sintonia caótica entre os cabos eléctricos suspensos e a anarquia aparente do trânsito, no entanto os níveis de poluição na rua são para cima de upa upa. Segundo dados recentes, cerca de 4,9 vezes mais alto que o recomendado pela the World Health Organization. Pelo sim pelo não, amanhã há mais 😷

Vaisha Dev, o Deus Newari das Dores de Dentes

Acredita-se que se pregares uma moeda no pedaço de madeira como oferenda e fizeres uma oração express, vai com certeza ajudar a curar a tua dor de dentes. Hoje em dia, pode ser um pouco difícil encontrar espaço para pregar uma moeda sequer. Não é de surpreender que as ruas à volta do Vaisha estejam repletas de clínicas odontológicas, todas com placas de dentes sorridentes bastante desconcertantes!

 

Pokhara para Siwai

a viagem de Pokhara para Siwai, nas portas do Parque Natural dos Annapurnas, é um desafio para as ancas que lutam pela sobrevivência nos bancos dos jipes em que nos deslocamos. Siwai é o ponto de encontro com os carregadores que nos vão acompanhar toda a jornada do Santuário dos Annapurnas: Arjun Regime, Dhan Rah Gurung, Ramesh Shrestha, Suman, Amrit Pandey e Dawa (não obrigatoriamente por esta ordem).

Segue a primeira etapa de trekking, perfeita para aquecer as solas do grupo, até uma das mais emblemáticas aldeias Gurung. Landruk.

 

Annapurna I

É considerada a montanhas mais perigosa do mundo para escaladores. Desde sua primeira ascensão em 1950, Annapurna foi escalada por mais de 130 pessoas, mas 53 ficaram pelo caminho. Anatoli Boukreev era um alpinista russo do Cazaquistão que subiu 10 dos 14 picos de oito mil - acima de 8.000 m - sem oxigênio suplementar. De 1989 a 1997, ele fez 18 subidas bem-sucedidas de picos acima de 8000 m. Em 1997, Boukreev não escapou a uma avalanche durante uma subida invernal a este colosso de 8091m. Annapurna, a décima maior montanha do mundo.

“Mountains are not Stadiums where I satisfy my ambition to achieve, they are the cathedrals where I practice my religion. “ - Anatoli Boukreev
 

Annapurna South (7.219m) É a 101ª montanha mais alta do mundo situada nos Himalayas. A primeira ascensão foi realizada em 1964 por uma expedição japonesa, pela face norte.

Ao lado de Hiunchuli (6336m), Annapurna South, é o primeiro colosso com que deparamos quando chegamos a Landruk, a aldeia Gurung que nos acolhe para a primeira noite da jornada.

O sol já ia longe, mas deixou esta luz antes de vir o escuro.

É tão tão bom estar de volta!

 

Jhinu Danda A ponte de Jhinu Danda tem 287 metros de comprimento e 135 metros de altura é a ponte suspensa mais longa e mais alta do distrito de Kaski.

Depois da sua construção, os locais das aldeias de Jhinu, Chomrong, Samrong e Taulu de Ghandruk poupam as pernas com altos, baixos por escadarias do inferno em mais de uma hora de caminhada.

 

Machapuchare (6993 m)

Machhapuchchhre, Machhapuchhre, माछापुच्छ्रे ou Fish Tail para os mais preguiçosos, é uma montanha no Himalayan Annapurna, a norte do Nepal central.

Hoje, à medida que o impacto ambiental da escalada alpina se torna uma evidência - especialmente em locais com tráfego intenso, como o Everest, que está sendo completamente arruinado por alpinistas- o estatuto religioso de Machapuchare provocou um benefício ambiental ao deixar como a única montanha intocada que restou no Himalayas. Alguns lugares da Terra destinam-se apenas à presença dos deuses, não do homem. Machapuchare é sem dúvida um lugar desses.

 

Modi Khola

é sempre a descer!

– o rio, não são vocês!

Seguimos de mãos dadas com águas selvagens do Modi Khola até às alturas do Annapurna Base Camp, por um vale cercado por altos picos do Himalaias. Annapurna South, Hianchuli, Gangapurna, Annapurna III e Machapuchare, são os colossos que o protegem e abastecem com as águas geladas das largas dezenas de cursos de água que escorregam pelas encostas.

Nepal é o segundo país com mais recursos de agua do mundo só destronado pelo Brasil.

Só precisa de usá-lo bem 🇳🇵

 

bottom of page