top of page

WILDPutos, a vadiar pelos trilhos do Alvão


No coração do Parque Natural da Serra do Alvão, WildPutos transpira ar puro e convida os intrépidos miúdos a serem criativos, ousados ​​e independentes. Exploramos os segredos da serra, os vales, os rios e todos os que neles habitam. Nestes dias de liberdade pretendemos activar dinâmicas na autoconfiança, autonomia, maturidade emocional e amizade.

dia um

OLÁ MONDIM DE BASTO!

Depois de uma jornada sem fim na carreira até Mondim, os nossos intrépidos são recebidos pela incrível malta dos @portrilhosdebasto

Depois de um briefing de apresentação da viagem e de conhecerem os guias, escolhemos o melhor local para montar as tendas.

Bandalheira em acção. Tudo torto!! Espias desengonçadas, estavas soltas, panos mal esticados. Um talento incrível para o despacha-isto-rápido-que-o-que-é-bom-é-mergulhos. No entanto, com um toque aqui, um jeitinho ali, o acampamento fico impecável ✨

O resto da tarde foi apostar forte em far niente, relaxar, explorar os segredos do parque e dar umas mergulhaças nas águas do rio Cabril.


dia dois

PELAS FISGAS DO ERMELO

Neste dia metemos água! Os nossos amigos vão passar o dia a trepar, saltar, mergulhar e, com a calma de uma lontra, descemos com o rio Cabril a escorregar do nosso lado. Os olhos mais atentos poderão dar conta de sinais do lobo ibérico, bravo sobrevivente das terras altas do Alvão. Lá no alto, podemos vislumbrar a classe do falcão peregrino ou, mais perto do rio, o colorido guarda-rios. À tarde mergulhamos por uma floresta incrível de folhosas, carvalhos, loureiros e castanheiros com mais de mil anos e dizemos olá às vacas maronesas com que nos cruzamos. É tempo de dar tréguas às pernas e descer pelo trilho cabreiro rumo ao nosso acampamento base em Mondim de Basto. É tempo de celebrar as conquistas do dia com um merecido jantar.


dia três

PELOS TRILHOS DA MARONESA

Se ontem choveu bem, hoje mais água veio! Enquanto a roupa aguentar, caminhamos por entre os pingos até um trilho medieval que nos leva a uma aldeia de montanha, encaixada com harmonia no Parque Natural do Alvão. Nos vales, ovelhas, cabras e as imponentes vacas Maronesas, dão vida ao pasto verdejante, antes de chegar à Aldeia de Bobal. Ainda durante a manhã visitamos um produtor de gado Maronês, uma das raças de montanha mais primitiva da Europa.

Pela tarde espera-nos mais aventura e divertimento, mas ao contrário dos mergulhos nas águas cristalinas da nascente do Cabril, levamos com ela em força, vinda dos céus cinzentos. Hoje é dia de regar a terra!!

À chegada ao campo base, deparamos com o dilúvio nas nossas tendas.

Esta noite dormimos num lugar especial. Menos selvagem, mais perto da civilização, no conforto dos telhados de madeira, ao som da chuva fresca que cai lá fora.

_.


dia quatro

TRILHO DO PASTOR

Hoje acordamos com a força ancestral de um pastor. Pela manhã vamos acompanhar um rebanho de cabras bravias, raça autóctone desta região. O nosso amigo pastor vai contar alguns segredos da serra e da maravilhosa arte do pastoreio.

A chuva não deu descanso, mas estes miúdos selvagens não perdem a coragem e continuam a galgar de xisto em xisto, monte acima. Chegam a poiso seguro molhados como uns pintos, mas com o sorriso a rascar a cara toda.

_


bottom of page