top of page

S. Miguel Feito Num Oito

A vontade de mitigar a "pegada" de uma viagem de avião, cresceu e tornou-se uma ação de educação ambiental em cima de uma bicicleta, dirigida a locais e turistas que queiram dar um pouco de si à floresta e à causa mais nobre do momento: proteger a nossa Casa.

fotos e vídeo: @digstavares

Surgiu da vontade de dois amigos explorarem a ilha de São Miguel, Açores, de bicicleta. Além de pedalarem pelo perímetro da ilha, com uma rota em formato de oito, decidiram promover algo que acreditam ser importante: incentivar o cicloturismo enquanto forma de turismo sustentável. Joana Amen e Diogo Tavares, em fevereiro de 2020, quiseram mostrar uma excelente forma de conhecer a Ilha de S. Miguel - de forma sustentável, com um mínimo impacto e alternativa ao típico aluguer de carro. Contaram com o importante apoio da Direção Regional do Turismo para fazerem este video, que pretende também mostrar como a "época baixa" é Altamente para pedalar!

Por adorarem os Açores, querem conservá-los limpos e verde-luxuriante, por isso decidiram ir mais além, contactaram a Direção Regional dos Recursos Florestais, e em conjunto organizaram uma ação de reflorestação de maneira a inspirar, locais e turistas, a protegerem a floresta açoriana, a única floresta certificada de Portugal. Perante o incrível trabalho que encontraram, quiseram transmitir as boas práticas açorianas que podem e devem inspirar políticas continentais menos cuidadosas. Os cerca de 70 guardas florestais de S. Miguel contrastam com a ausência destes profissionais em Portugal Continental. A diferença está à vista!

De Ponta Delgada a São Vicente de Ferreira

Para quem vai para as Sete Cidades, rolamos a primeira jornada. São 58km de mais altos que baixos em estradas vazias. S. Miguel não é só verão, mas não perde a magia e o verde profundo entra nos ossos. A sorte dá-nos o vento nas costas e dois búlgaros ciclistas para conversa enquanto ainda há subida. Convidam-nos para visitar as montanhas de Rila e Pirin para o próximo inverno e a ideia é tentadora. сбогом, mr. Svetoslav!! Um dia destes. Está na hora de chicharros.

São quase 2 km de túnel estreito, húmido e enlameado a acartar a bike de lado, de frente e sei lá mais o quê, com o frontal na testa. Muita água tem esta ilha!!! A proeza poupo-nos alguns kms e uma pata na poça.

Escorrega-se pelas Bertanhas, Remédios e Capelas e num repam aterramos na casa Mãe. Obrigado Diana. Pela amizade, hospitalidade, sabedoria da boa e aqueles bolinhos de dar cambalhotas para trás. Foi um prazer.



São Vicente de Ferreira > S. Brás > Furnas

O dia acorda a costa norte com um sol inesperado. O pequeno-almoço é um festim de coisas boas e dá boost que sobra para atacar os pedais. Não me canso de agradecer a hospitalidade e carinho da Diana. Soube tão bem como os abraços de adeus (e até breve!). Seguimos as gaivotas e contornamos a costa para oeste. Rolamos até Calhetas a abrir, passando pelo bairro de pescas de Rabo de Peixe. Pegamos no tema e engolimos uma sopa de peixe em S. Brás. Sabe tão bem como cruzar sem pressas as plantações da Gorreana, ainda com a sopa a fazer efeito. Agora é sempre a subir até às Furnas, a Dona Beija espera impacientemente para nos escaldar as ossadas.



Furnas - Achada - Nordeste

Tão certo como o que sobe, desce, e o que desce, sobe. Carrega, Miranda! O empinanço das Furnas até ao Salto do Cavalo com um extra cheio de salero e a bike no lombo até a Graminhais com as eólicas por cima da cabeça a chamar pelo vento.

Está na hora de me juntar ao incrível grupo de entusiastas que se juntam a mim e à Joana para plantar mais de 100 árvores com o estimado apoio e orientação dos Serviços Florestais da Ilha de S. Miguel. Foi um honra e um orgulho enorme ter feito parte desta acção por ter sido tão simples e, acima de tudo, ter a oportunidade de sensibilizar a comunidade para as boas práticas relacionadas com a conservação da natureza.

Depois disto o dia só podia correr bem. Atacamos uma das variantes para o Pico da Vara, provavelmente das menos recomendáveis para bikes de estrada, mas o melhor caminho não é o mais rápido e muito menos o mais fácil. Um mergulho de cabeça no Nordeste verde profundo, o menos óbvio, o menos racional, o que sabe melhor.

Daí foi sempre a descer até encontrar o mar e a terra do Nordeste que nos deu poiso para descansar.



Nordeste > Povoação (via Tronqueira)

O Priolo (Pyrrhula murina) é uma espécie de ave endémica da ilha de São Miguel, mais especificamente da zona montanhosa localizada a leste desta e abrange os concelhos do Nordeste e da Povoação. Havia dezenas de coisas para falar sobre este dia, mas optei por destacar o privilégio que for o contacto com quem, todos os dias, luta para proteger este animal e os habitats que o rodeiam. Super props para a @spea_birdlife, os Serviços Florestais do Nordeste e o Projecto Terras do Priolo.


_

com o apoio: Governo dos Açores

Nordest Cycles


bottom of page