top of page
Vadiagem no Soajo- 104 -20200611_edited.jpg

Este ano o Trilho da Transumância está em pousio

VEMO-NOS EM 2025

TRILHO DA TRANSUMÂNCIA

São 4 dias mergulhados no imenso maciço de granito, picos acima dos mil metros, florestas de carvalhos centenários e cascatas de água cristalina.

Esta terra de pastores, liberdade dos cavalos garranos, o malabarismo das cabras-monteses e tradições seculares de vivência montanheira, vai ser o cenário de uma grande aventura.

DIAS: 4
DISTÂNCIA: 47 KM / +1429 M
DIFICULDADE: 5/10
TERRENO: PLANALTO, SERRA E RIO
PICO + ALTO: 820 M
GRUPO: 5 (MIN) - 10 (MAX)
IDADE: + 16 ANOS
JUNTA-TE: 310€

TREKKING NA SERRA DO SOAJO

PARQUE NACIONAL PENEDA-GERES

– Mochila de autonomia 40/50L

– Saco Cama + Colchonete (referência: 5ºC conforto)
– Roupa impermeável (casaco + botas)

– Frontal ou lanterna
– Fato de banho + toalha
– Bastões de caminhada (altamente recomendável)

– Água (1,5 litros mínimo)
– 2 almoços frios
– Bico + bilha de gás (1 por cada 3 pessoas)

– Kit cozinha (garfo, faca, prato e caneca)

– Kit higiene biodegradável (sabonete, pasta dentes, toalhetes biodegradáveis)

IMG_2348.JPG

INCLUI

>> 4 dias de caminhada no PN Peneda-Gerês
>> Guia de trekking durante toda a viagem
>> River Trekking *
>> 2 noites em alojamento rural (double ou twin)
>> 1 noite em abrigo de pastor básico
>> 1 noite em casa de pastor
>> 4 pequeno-almoços / 1 almoço / 3 jantares
>> Seguro de Acidentes Pessoais

EXCLUI

>> Transporte até ao local de encontro
>> Alimentação não especificada
>> Atividades não especificadas
>> Jantar (dia chegada) e almoço (último dia)
>> Extras pessoais
ALIMENTAÇÃO
Durante o trekking fazemos pausas para almoçar as refeições frias que cada um vai levar. Seguem algumas sugestões: frutos secos,  hummus, pão escuro, batata doce, cenouras, abacate, banana, queijo curado, chouriço, chocolate preto, barras energéticas, fruta desidratada, ovos cozidos, manteiga de amendoim, tremoços, azeitonas, etc.
Os jantares serão quentes e os pequeno-almoços também. Todas as refeições durante o trekking estão incluídos no programa.

DIFICULDADE
Esta viagem está ao alcance de todos os que gostem de caminhar em ambiente de montanha durante vários dias. É previsível cerca de 7 horas de caminhada por dia, a um ritmo confortável e sem pressas. Os trilhos não requerem conhecimento técnico mas, a montanha tem um terreno exigente e, por vezes vai pedir alguma resiliência.

ELECTRICIDADE
No alojamento Rural sim. No decorrer dos 3 dias de trekking não há electricidade, no entanto há boa cobertura de rede telemóvel em quase todo o percurso. O power bank pode ser uma boa aposta para carregar gadgets.

O QUE É UM CORTELHO?
Cortelhos são pequenas construções rudimentares de granito que antigamente serviam para abrigo dos pastores na montanha.

 
RIVER TREKKING?
É uma caminhada aquática pelo vale profundo do rio Adrão. Depois de 3 dias de transumância pela serra, num ritmo descontraído, mergulhamos na natureza verde explosão a saltitar de pedra em pedra até às águas cristalinas das lagoas.
Equipamento incluído: fato neoprene e Aquashoes. Duração: cerca de 4 horas
PROGRAMA COMPETO TRANSUMANCIA

DIA ZERO

Soajo,

brava terra de pastores

O ponto de encontro é na Vila do Soajo. O Diogo vai dar‑te as boas vindas e indicações dos quartos. Depois do check‑in vamos jantar petiscos regionais regado com um bom vinho com o grupo.
dormida: Alojamento rural

DIA UM

Por trilhos medievais,

das Inverneiras ao Muranho

19 km | +D 1540m | 6 horas
 

Levamos com a natureza toda no lombo. Temos sol, farto vento, nevoeiro em barda e cântaros de chuva. “O Soajo é um penico”, desabafa o Manuel, filho da terra e montanheiro de coração, enquanto levanta a mão para sentir a chuva a bater.
Entre caminhos florestais, deixamos para trás a aldeia do Soajo até ao vale, ladeado por muros graníticos coberto por um bosque de carvalhos. O Gerês tem um verde que só existe cá. Por vezes, tenho que tirar uns pontos na saturação para não acharem que estou a dar baile.
Caminhamos para onde os cavalos garranos correm livremente e as cabras montesas reinam nos picos de granito. Agora sim, mergulhámos no coração do Parque Nacional do Gerês. Esse bicho temperamental.

dormida: casa de pastor

DIA DOIS

Explorar as terras altas

do Soajo Serrano

18 km | +D 1230m | 6,5 horas

Seja inverno, seja verão, a manhã aos 1200m de altitude é sempre fresca. Enquanto os nossos corpos acordam lentamente, o cheiro a fumeiro lembra-nos o fogo que nos aqueceu a cara na noite passada. Depois da Cerelac Tsunami, o trilho segue para Norte sem grandes oscilações, até começar a descer o vale.

Pouco antes de Adrão, uma aldeola que dá nome ao rio, somos cercados pelo rebanho de ovelhas bordaleiras do Sr. Amorim e seus cães sabujos, esses sacanas tão manhosos como eficientes no pastoreio. Já o ilustre pastor não faz cerimónia para um dedo de conversa e um braço inteiro de simpatia.
Depois de Adrão, é sempre a subir! Trekking devia ser considerado o desporto rei para um glúteo lindo. O Alto da Pedrada já se vê ao longe, mas um longe lá muito no alto, que tanta luta dá às pernas. Aos 1412 metros, em dias bons, vemos o mar. Nos maus, nem a ponta de um corno Cacheno.

dormida: casa de pastor

DIA TRÊS

Serra abaixo

até aos segredos do Murço

14 km | +D 490m | 5 horas

Estamos no coração da Serra do Soajo, onde a natureza e a tranquilidade da montanha transpiram liberdade. Deixamos a casa que nos deu guarida para nos fazermos ao trilho, seguindo mariolas discretas, contornando Cachenas e, ao longe, seguimos belas manadas de Garranos com os olhos.
A viagem faz-se a descer pelos prados de altitude até aos caminhos de romeiros em peregrinação, lá para os lados de Insua, onde os carvalhos dão sombra fresca e bons amigos nos recebem para almoço. Depois das carnes da noite passada, espera-nos um repasto-detox com os legumes e fruta mais bem tratados da região, cuidadosamente preparado pelo Yassine e a Joana. Chegamos ao rio Adrão, selvagem, onde partilhamos hora do banho com trutas, corços, raposas, lontras ou javalis.
Com o avançar da tarde, acompanhamos o rio numa floresta de carvalhos, brandas e inverneiras, caminhos ancestrais até à cerveja fresca do Jovem, no Soajo.

dormida: Alojamento rural

DIA QUATRO

Jornada aquática,

pelo rio Adrão acima

5 km | +D 230m | 3 horas

É um dia em cheio para a pachorrenta arte do aqua-relax! o river trekking sabe a SPA nos corpos meio amassados pelos três dias de caminhada na Serra. A água fresca do Adrão tem propriedades turbo boost nos músculos e descarta qualquer apetência para a denguice. Recuperação activa de luxo, portanto. O Manuel percorre o rio desde que se conhece como gente e é com um entusiasmo genuíno que, enquanto vencemos a corrente, partilha connosco os seus segredos. Mais um poço, mais um salto, um olá a um lagarto curioso ou um mergulho neste incrível verde explosão.

dormida: Alojamento rural

logo_soajo_nomadis.png
logo_soajo_paraisonatural.png
logo_joyasdaterra.png
bottom of page